Ontem à tarde / noite estive presente pela primeira vez na São Silvestre Baía do Seixal.
Já tinha lido e ouvido muito bem desta prova, que tinha uma boa organização e um belo percurso. Quando terminei o GP de Natal recebi um folheto, e pensei “porque não?” e inscrevi-me quando cheguei a casa.
Saí de casa cedo, a partida seria às 17:30, e eu fui cerca das 14:30, estava transito para a ponte e convinha estar lá cedo, pois não conhecia as condições de estacionamento e afins. Mesmo assim ainda demorei quase 1h30m aqui da zona de Sintra. Fui levantar o dorsal, e depois fui ver as vistas, que são muito bonitas por sinal e também as belas animações de Natal que estão na zona onde se realiza a prova.
Fiz um aquecimento até à zona de partida, existiam blocos de partida e pacers por tempo, mas ficava ao critério de cada participante entrar para determinada zona. A partida foi algo atrasada pois estiveram apresentar os atletas de elite que participavam na prova, e muito bem. A participação este ano foi muito elevada, dizem que mais de 3000 atletas, um incremento de um milhar relativamente ao ando anterior. Os primeiros 2 ou 3 km são algo apertados e com alguns retornos, mas consegui ir ao ritmo pretendido, depois é ir até à Amora e voltar à zona onde foi a partida, foi sempre dentro do ritmo que tinha definido, ali por volta dos 4:25/km e depois do abastecimento aos 5K senti uma dorzita de burro, algo que para provas fora do horário pode sempre acontecer, mas demorou pouco a passar e conseguir manter a cadência acabei com o tempo de chip de 44:23 (precisamente o mesmo tempo do GP do Natal) ficando em 29º do escalão em 463º da geral. Só depois de ver a classificação me apercebi que o grande Domingos Castro (atual Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo), estava ali uns passos à minha frente quando cruzei a meta.
Aconselho esta prova a quem queira fazer um bom tempo aos 10K, o percurso é muito bom, tem muitos participantes, o que ajuda a apanhar um bom “comboio” e a temperatura nesta altura está muito boa o vento nesta zona não tem grande influência. Eu não costumo frequentar São Silvestres (a última que fiz foi a de Lisboa em 2019) mas acho que vou ficar cliente desta.
Deixo aqui o registo no Strava:
Ainda devo voltar a postar aqui o balanço do ano.
Desejo boas festas a todos e umas óptimas entrada em 2025!
Abraços e boas corridas!