São Silvestre da Amadora

Este ano por motivos de agenda não me foi possível regressar à S. Silvestre Baía do Seixal, que fiz no ano anterior e gostei muito. Assim, como a mais antiga fazia um bonito e redondo número, resolvi regressar à São Silvestre da Amadora no seu 50º aniversário.

Só tinha estado presente há precisamente 20 anos (link), na altura não achei nada de especial, apenas salientei o bom apoio popular, mas ainda estava uns furos atrás das outras provas na altura. Nessa edição ainda fiz abaixo de 45 min, não me recordo a que horas era dada a partida.

Mesmo tendo consultando o meu post, já não tinha qualquer memória do percurso. Aqueles primeiros 2 /3 km são sempre a subir e o ritmo tem que ser controlado para não haver um desgaste demasiado. As festas carregam sempre algum peso a mais neste praticante de corrida e os treinos também têm andado em valores mínimos, por isso apesar de partir na zona de sub45 não iria fazer a prova para esses ritmos, fiz o melhor que consegui para me sentir bem e acabar o ano de forma confortável.

Esta prova é bem capaz de ser a que tem mais apoio do público durante todo o seu percurso, factor que ajuda muito na motivação. Recuperado o folego depois dos tais primeiros km, aparecem algumas descidas e zonas mais neutras, o pessoal vai-se mantendo no mesmo ritmo, vinham algum atletas com a camisola do Estrela, e o público ia puxando por eles. Chegados aos 5K a zona de abastecimento, já está mais modernizada mas, não sei porquê, estava numa zona de escuridão total… bebo um golo e despejo o resto pela cabeça, para arrefecer as colorias das azevias e dos dos bolos rei que eu estava a queimar… e um companheiro grita “está com calor? é preciso coragem!”, depois veio a famosa “rampa” dos Comandos e a partir do seu final é quase sempre a descer até à meta.

Acabei por fazer um tempo razoável, 47:22 com split negativo, e pronto para passar o ano bem disposto.

Esta edição da prova, como era comemorativa, teve um kit reforçado, a t-shirt de manga comprida, com um desenho muito bonito e em alusão ao famoso festival de BD, o embalagem de passas, um mini espumante, uma mochila, bem bom para os tempos que correm. Estiveram presentes mais de 3000 corredores e não tenho nada a apontar em termos de organização.

Aqui está o registo no Strava:

Ainda devo fazer um post com o balanço do ano que passou e previsões para este ano.

Abraços e boas corridas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *