Meia Maratona dos Descobrimentos

Apesar de ter previsto e estar inscrito na Meia da Nazaré, por motivos pessoais, este ano tive que marcar falta.

No passado domingo estive mais uma vez presente na Meia Maratona dos Descobrimentos em Lisboa. Este ano senti que tinha uma grande participação, mesmo quando fui buscar o kit no feriado dia 1 e mesmo na prova.

Cheguei por volta das 8:30 e no meu local habitual de estacionamento, já se notava a a grande afluência, a prova de 10K começava pouco depois das 9:00 e isso também fez com que estivesse já bastante gente. Fui assistir à partida dessa prova e ver como estava o ambiente, depois fui até ao carro, fazer os últimos preparativos e desci para a partida que foi às 10:00, a zona dos sub1h45 já estava completamente congestionada e por isso foi para a a zona anterior.

Foi dada a partida e demorei bastante até passar pelo ponto em que se carrega no botão de “start”, depois tive que ir com calma para não ir aos zig-zags e fui aumentando gradualmente o ritmo, mas olhando para os dados, só depois do km 4 é que entrei na velocidade que pretendia para esta prova. A partir desse ponto começamos a reparar que são sempre os mesmo que vão ali no nosso pelotão, sinal que já vamos em velocidade de cruzeiro.

O objectivo era fazer abaixo de 1h38m, mas esta prova tem características que levam a que sejam feitos bons resultados, temperatura, céu encoberto, bastantes lebres, percurso plano com poucas curvas. A única zona que, de facto, me faz reduzir o ritmo é entre o Cais do Sodré e Sta. Apolónia, o empedrado irregular obriga a uma atenção especial ao chão o que que natural mente faz a velocidade diminuir.

No regresso, depois de passarmos o mercado da ribeira – Km 15 – senti-me bem e aumentei o meu ritmo e comecei a fazer ultrapassagens e, muito raramente, a ser ultrapassado. Sempre controlado e com boas sensações.

Terminei com o tempo de chip de 1h36m02s, que nunca me passaria pela cabeça alcançar, mas vendo agora, se tivesse tido um início mais fluido, teria baixado do minuto 36, confortavelmente.

No próximo fim de semana, vou tentar fazer outro bom tempo no GP de Natal de Lisboa, apesar deste ano não terminar com a descida da Av. da Liberdade.

Fiquem com o meu registo no Strava:

Abraços e boas corridas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *