Regressei às provas com mais uma participação na corrida de Belém. Em 2023 estive nesta prova e gostei de sentir o Estádio do Restelo. Apesar de ser uma prova em que é difícil fazer bons tempos devido à subida final com quase 2 km, temos oportunidade de correr numa zona muito bonita da cidade Lisboa.
Aproveitei para fazer um teste aos meus novos “pneus” Asics Novablast 4 e também para treinar o meu ritmo de 10K para a próxima prova, essa sim corrida toda lá em baixo, a Corrida de Santo António – onde vou tentar fazer um bom tempo.
A prova tem sempre uma boa participação, cerca de 1200 participantes, o que é bastante positivo para uma prova que nem tem muita divulgação.
Bom, a minha estratégia para esta prova era começar nas calmas, pois o início no estádio é bastante apertado, e até ao primeiro retorno mais ou menos antes do viaduto de Algés. Depois entrei em ritmo de 10K entre os 4:20 e 4:30/Km até voltarmos a subir a Av. Torre de Belém pouco após passar os 8K, portanto os últimos 2K a subir nas calmas e a recupera o fôlego.
Acabei por fazer 47:16 e ficar em 7.º na primeira prova que fiz depois dos 55 anos, ou seja, no novo escalão, e mesmo na geral até fiquei bem colocado em 215.º.
Quanto aos ténis novos, gostei do comportamento, deram-se bem em ritmos mais fortes, apesar do propósito deles não ser esse – para já vão estar mais reservados para os longões de Domingo – pena estar a começar a fazer bolha no joanete do pé esquerdo, mas ainda só vou em 15 km como eles e por acaso também estreava meias. Mas acho que fiz uma boa escolha.
Bom, como disse, vou fechar a época na corrida de Santo António no primeiro fim de semana de Junho e depois em Julho vou iniciar mais um ciclo de maratona para a de Lisboa.
Fica aqui o registo da prova no Strava:
Abraços e boas corridas!