Há mais de um mês que não tinha motivos para vir aqui escrever. Tenho treinado para a Maratona de Aveiro no próximo mês, feito os meus longões e tentado manter a minha forma. Nada de muito relevante para colocar aqui neste espaço em forma de texto.
No domingo, voltei à corrida do Benfica depois de 11 anos, fiz agora uma rápida pesquisa aqui no site, e estive presente na edição de 2014 e não voltei mais até 2025. A minha filha Maria de 13 anos, tinha-me pedido para correr esta prova e que queria mesmo correr os 10K, como ela joga futebol e treina 3 vezes por semana mais a educação física e boas prestações no cross escolar achei que dava, a Inês que faz ginastica, preferiu ir só aos 5K.

Lúcia Alves – a melhora jogadora do ano!
Estávamos nos +60m e estava um mar de gente, a nossa vaga partiu 10 minutos depois, meti um ritmo que achei que a Maria iria aguentar bem, um pouco acima dos 6min/km. Os km foram passando sem dificuldades apesar de termos algumas subidas e descidas com distâncias consideráveis, eu ia perguntando, e tudo se mantinha OK. Rapidamente chegámos aos 5km em 28 minutos e o abastecimento estava próximo, por isso a Maria pediu-me o gel antes do abastecimento.
O abastecimento – entrega de garrafas de água – foi o ponto mais negativo desta prova, tudo bem que já tinham passado muitos milhares de participantes, dos 5K e dos 10K mas deixar as garrafas em regime de self-service em cima de uma mesa, parece coisa de provas amadoras de há 20 anos, acho que conseguiriam facilmente voluntários para ajudar no abastecimento. Mesmo assim, lá fui à luta e consegui tirar duas garrafas. Disse à Maria para não beber demasiado e ela levou a garrafa na mão até à meta e foi ingerindo aos poucos.
Depois de uma longa subida , descemos no viaduto para o ponto alto da prova, a oportunidade de passar pela Catedral e de pisar o “solo sagrado”, aí o ritmo abranda para poder disfrutar do momento, só faltava passar pela garagem e mais uns metros e estava feita a prova em espectaculares 62 minutos sempre a correr.

Maria Cabeça – em plena Catedral!
A minha nota final é de parabéns à Maria! Eu com 13 anos de certeza que não iria conseguir fazer uma prova de corrida com 10km e sempre a correr.
Fica aqui o Strava para quem quiser ver:
Agora devo voltar aqui para contar sobre os Sinos em Mafra.
Abraços e boas corridas!