Ontem estive mais uma vez no Grande Prémio de Natal em Lisboa, prova de 10K. É sempre uma prova que gosto de encarar de forma séria e para fazer um dos melhores tempos do ano. Este ano não foi excepção e tinha como alvo fazer abaixo dos 45 min. Existe esta ambição e predisposição porquê? Porque o perfil da prova favorece uma boa performance, a temperatura que se faz sentir nesta altura também é favorável e o facto de ter muita participação também ajuda.
Na edição deste ano gostei muito das melhorias relativamente a outros anos, nomeadamente o acordo com o Metropolitano de Lisboa que permitiu a deslocação gratuita para a partida, no meu caso, mas estava válido até às 15:00 com apresentação do dorsal. Outra coisa que achei muito positiva, principalmente numa prova de 10k, foi a quantidade de “pacers” para ritmos diferentes, havia para todos os gostos com intervalos de 15 segundos por km, ou seja, 4:00, 4:15, 4:30… até aos 6:00 o que é muito útil para quem quer fazer a sua marca do ano. A organização é muito boa, sem falhas e com tudo a fluir bem na partida e na chegada. Enfeite para a árvore em vez de medalha e a camisola com fantasia de Natal, há quem goste e há quem não goste, como em tudo na vida.
A minha prova correu muito bem, no ano anterior lembro-me que saí rápido demais e depois sofri bastante para passar as saídas dos túneis antes do Saldanha. Este ano estava no bloco dos sub50min e talvez tenha ajudado a ir mais contido nos primeiros 5K, fui olhando para o relógio a cada km para verificar se estava a cumprir. Depois do abastecimento junto ao estádio de Alvalade, tentei soltar mais o ritmo, e pelos dados da classificação parece que ultrapassei mais de 50 participantes, estava-me a sentir muito bem nas saídas dos túneis e no último até estava a pensar que ainda havia mais um… acabei com tempo de prova exato de 45:00, mas em tempo de chip e do meu relógio fiz o belo tempo de 44:23, que é mais uns segundos que o tempo do ano passado (44:09), mas este ano fiquei mais contente por que encarei a prova de forma mais realista.
Fica aqui o meu registo no Strava:
Estava previsto que esta seria a minha última do ano, mas fiquei cheio de vontade e ainda devo voltar a uma São Silvestre das muitas que há no menú da época festiva atual.
Desejo a todos também uma época festiva muito feliz.
Abraços e boas corridas!!