Há cerca de um ano tinha decidido voltar a fazer uma maratona internacional, pela proximidade e pelo ambiente da prova, escolhi regressar a Madrid, prova que já tinha feito em 2009 que já na altura era da Rock’n’Roll, tinha gostado bastante da prova, pelo número de participantes e pelo apoio habitual do povo espanhol que vai dando sempre “animo”, também a data com o feriado de 25 de Abril, ajudava a ter um fim-de-semana mais alargado. Tinha prometido às miúdas o baptismo de voo e por isso optámos por ir de avião.

Parque del Retiro

No primeiro dia fomos só reconhecer a zona, que era perto da partida / chegada e dar um passeio no Parque del Retiro. Para sexta-feira tínhamos programada a visita ao museu que ainda não conhecíamos – o Thyssen-Bornemisza – que tem uma bela colecção com grandes nomes da pintura, clássica e moderna. À tarde fomos à feira tratar do dorsal, era um evento de media estrutura, muito semelhante em tamanho à de Lisboa, com uma zona mais destacada da Adidas. Para sábado, estava de chuva, estava guardado mais uma passeio na zona central, Puerta del Sol, Plaza Maior, etc, à tarde fiquei a descansar as pernas e o pessoal foi à montras.

Dia da prova, um cházinho com umas calorias, WC e sair para a zona de partida que estava a cerca de 15 minutos a pé, estava fresco como se quer – cerca de 7º, dei uma volta a ver a vistas e fui deixar o saco no guarda roupa, dei umas voltinhas de aquecimento, mais duas idas ao WC e fui para o meu “cajon” de saída que seria às 9:20 – cada bloco saía com 5 minutos de diferença.

Começa a prova, o plano era nos primeiros 5K fazer a 5:20/Km mas tive que ir aliviar a bexiga mais uma vez (não sei o que se terá passado mas não me estava a sentir confortável), mesmo assim, consegui cumprir o tempo que tinha previsto, esses primeiros km são em subida. Depois vamos entrando no ritmo com algumas descidas até à separação da prova de meia maratona na “puerta del sol”, viramos para o palácio real e entramos alino zona de ciclovia e zig-zag até o parque da “casa de campo” onde se fica até cerca dos 32K. O plano nutricional era era 10,20 e 30 umas barras tipo goma da Gold Nutrition com cafeína, mesmo assim, depois dos 32 tive que ir outra vez fazer uma paragem de emergência, o meu ritmo alí andava pelas 5:10/km, depois de sairmos da “casa de capo” começa a parte mais dificil (em qualquer maratona), especialmente nesta, pois é quase sempre em subida até à meta, nos últimos 3K nem se sente muito com o muito apoio do público mas o ritmo ressente-se.

Acabei em 3h45m e uns picos, senti-me bem, o tempo é quase o mesmo que fiz em 2009. As dores não foram muitas, apenas aquelas caimbras para desapertar os atacadores e descalçara meias, de resto subida e descida de escadas tudo bem.

Depois de um duche e de uma sesta, tínhamos programado como recompensa experimentar a famosa cadeia americana de hamburgueres “Five Guys”, são muito bons, principalmente as batatas fritas, mas o preço é demasiadamente elevado para este tipo de comida, mas vale como experiência e prémio para o atleta e para a claque.

Segunda-feira regresso a Lisboa tudo a correr bem e sem stresses, já a pensar na próxima.

Aqui fica o registo do Strava: