Meia Maratona dos Descobrimentos

Ontem estive presente mais uma vez numa das minhas provas favoritas, a Meia Maratona dos Descobrimentos.

Este ano tive a sensação que havia muito mais participantes do que o habitual, mas posso estar enganado, pela classificação, só na meia maratona acabaram cerca de 4500 participantes, o que é mesmo muito positivo.

O tempo estava muito bom, nublado, a temperatura e a humidade algo acima do ideal, vento moderado a fraco, sem qualquer influência, nada que pudesse servir de desculpa para um resultado menos conseguido…

Relativamente à minha prova, durante a semana ainda me assustei, pois comecei a ter sinais de gripe, mas com o devido tratamento, conseguir chegar em relativa forma ao dia do evento. Os meus planos eram fazer uma prova certinha, sem grandes alterações de ritmo e a apontar para ir sempre abaixo dos 4:40/km. Na parte inicial até ao primeiro retorno antes de Algés é sempre complicado ter um ritmo constante pois andamos constantemente a ultrapassar e a travar e depois a compensar, acabamos às vezes por até ir mais rápido do que seria o ideal. Depois dessa viragem acabei por olhar à minha volta, encontrar quem fosse ao meu ritmo e deixar-me ir. Depois do Cais do Sodré, há uma zona de desagradável empedrado em que o ritmo acaba por sofrer um pouco, aí também acabei por falhar o abastecimento dos 10K, o que ainda me assustou, pois tinha tomado um mini gel energético antes, mas deu para aguentar. Nesse ponto, percebi que tinha havido uma alteração de percurso e já não íamos dar a volta à Praça do Rossio como era habitual, fomos um pouco mais longe depois de Santa Apolónia e fizemos o retorno por baixo do viaduto. A partir dessa zona, também comecei a perder alguma distância para as minhas lebres, mas também comecei a passar por algumas referências, o que me deu algum animo, e pelo que ia vendo no meu relógio ainda estava dentro dos tempos que pretendia.

Cortei a meta com um tempo abaixo das 1h38m, mais precisamente 1h37m44s, ficando em 843º da geral e 32ª do escalão V55. O que me deixou bastante contente e surpreendido pela positiva.

Nota positiva para a organização, muita oferta nos abastecimentos, bem organizada na chegada, uma bonita e original medalha de finalista. A única nota que me parece menos positiva é relativa ao local para entrega dos dorsais, para mim não teve impacto, mas para estrangeiros e pessoas que venham de longe, pareceu-me um pouco “fora de mão”, mas compreende-se pelo patrocínio.

No próximo fim de semana vou testar a minha forma nos 10K do Grande Prémio de Natal.

Fiquem aqui com os dados da minha prova no Strava:

Abraços e boas corridas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *