Meia Maratona dos Descobrimentos

No passado domingo voltei à tradicional distância da meia maratona, penso que a última também foi na “Meia dos Descobrimentos” em 2019.
Faltei aos 20K de Almeirim por motivos familiares, mas aproveitei o esquema de ritmos que defini para tentar fazer uma prova a tentar bater a 1h e 40m.
Nesta semana ainda surgiu a dúvida se os vacinados teriam que apresentar também um teste negativo para poderem participar, mas após definido o conceito de “grande evento desportivo”, bastaria apresentar o certificado de vacinação…
Esta é uma prova que me agrada bastante, e onde tenho boas prestações, pelo percurso, plano e com algum público e também pela temperatura do ar nesta altura do ano, que faz com que o “motor” não aqueça tanto.
Fiquei na zona dos sub1h45m e quando é dada a partida, demora ainda uns 500m até se conseguir encaixar no ritmo pretendido. Quando levo os ritmos pensados, tenho sempre que “travar” no primeiro bloco (5k) por a tendência ser ir mais rápido. Aos 5k aconteceu-me uma coisa rara em tantos anos de corrida, não consegui água no abastecimento, o pelotão ainda ia grande e distraí-me com os tapetes do chip, para não tropeçar e quando dei por mim já não havia… sem problema (faço os meus treinos longos de 22km sem água e em jejum), reparei numa jovem que ia no meu grupo que estaria com um “pace” semelhante ao meu, eu previ acelerar cerca de 5 segundos por Km a cada bloco e a moça ia sempre ali, ela passava e depois eu passava. Já só no quarto bloco consegui ganhar algum avanço, apesar de não estar a conseguir atingir o meu ritmo previsto, senti-me sempre bem durante toda a prova.
Terminei apenas a 5 segundos de baixar da 1h40m. De qualquer forma sinto-me orgulhoso pela minha prestação, pois não tenho tido paciência para fazer, os tais, treinos de qualidade que tanta falta fazem quando queremos “desempenho”.
No próximo domingo vou regressar ao “downhill” do GP de Natal e este ano a época ficará encerrada, pois, a S. Silvestre de Lisboa já está esgotada e à Amadora não posso ir.
Aqui está o registo Strava:
Abraços e boas corridas!
a minha corrida

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *